29 de jun. de 2011

Holanda - Netherland - Países Baixos

E a viagem continua! Depois de conhecer uma parte da Bélgica, segui viagem com destino à famosa Amsterdam, na Holanda. O acesso de trem na Europa é muito prático e o trajeto mais econômico entre Antuérpia e Amsterdam é feito a cada hora.
O bilhete custou 26 Euros.

Na estação de Antuérpia, o painel com os horários e as plataformas dos trens para muitas outras partes deste mundo.

Para as viagens de trem, recomendo ficar atento às plataformas e aos horários porque todos - eu disse todos! - os trens chegam e saem na hora certa. A pontualidade é marcante neste serviço. O vagão é simples. A viagem é agradável, ainda mais no inverno com a mudança da paisagem...

No trem... com itens básicos de sobrevivência!

No percurso de 1h30 entre Antuérpia e Amsterdam, passei por inúmeras cidades que merecem - certamente - uma parada obrigatória. Pelas estações no meio do caminho, momento para acompanhar o dia a dia em Roosendale, Dardrecht, Rotterdam, Den Haag, Schipol (estação do aeroporto) e Anst até chegar na estação central de Amsterdam.

Após a viagem de trem, momento para pegar um Tram. Isso mesmo, Tram. São os ônibus sob trilhos de Amsterdam que transforma a cidade um "caos organizado". Amsterdam é completamente louca!


Não existe local certo para encontrar o cartão postal de Amsterdam. Em cada caminhada, as bicicletas estão lá: velhas, novas, enferrujadas, pneu seco... elas dão o toque especial na cidade

Impressione-se caso perceba que as casas estão um pouco inclinadas!

Saindo da estação, o posto de informação ao turista fica logo em frente e todas as linhas do tram também. Então, o acesso para conhecer a pequena Amsterdam é logo decifrado. Nada de ter medo porque tudo é muito bem sinalizado e os canais que cortam toda a cidade ajudam a você se orientar - ou se desorientar. Valem todas as perspectivas!

Carros, bicicletas e as linhas dos Trams.




Em Amsterdam, a vida é assim: há espaço para tudo e os pequenos acabam por se destacar entre os gigantes!

Em dois dias você terá tempo suficiente para conhecer Amsterdam, curtir a noite e dar preferência na visita aos principais museus.

Para quem vai pela primeira vez a Amsterdam, recomendo reservar um hostel próximo ao centro, por ser mais badalado. Eu fiquei num hostel afastado, mas isso me garantiu chegar ao Museu Van Gogh e Rijksmuseum em poucos passos.

Entrada do Rijksmuseum

Mas as paradas obrigatórias incluem o Rijksmuseum (www.rijksmuseum.nl), que conta a história dos Países Baixos e também é possível encontrar muitas obras de arte, e Museu Van Gogh (www.vangoghmuseum.nl). Nesse mesmo dia, você visita o Concert Hall e segue sua caminhada pela Van Baerlestraat e passa pelo Vondelpark e continua pela Overtoom até chegar no Leidse Plein. Caminhe pela Leidsestraat até chegar no Konings Plein e verá o Mercado de Flores, ou o Flower Market.

No dia seguinte, aproveite para caminhar novamente e tenha seu ponto de partida o Munt Plein, próximo ao Mercado de Flores... De lá, siga no sentido da Estação Central e verá o DAM, a praça com o Museu Madame Tussaud e o Monumento Nacional.

Madame Tussaud

Monumento Nacional

É nesse dia em que você vai se perder - e espero que isso aconteça - pela Red Light. O local onde existem aquelas famosas vitrines vivas! Passeando por lá, é impressionante a diversidade e quantidade de lojas para o público específico, além de cafés e bares.


Red Light


Quem diria, uma Condomerie! O que você identifica na vitrine?