29 de out. de 2011

Welcome to Dublin!

Saindo da rota convencional da Europa, seguiremos viagem pela capital da Irlanda, Dublin. Agora, as cores que iremos perceber facilmente pelas ruas da cidade serão verde, branco e laranja. São as cores da bandeira que nos fazem relembrar os "Dubliners", do romance de James Joice. Mas como o blog é feito por brasileiros que viajam... agradeço também a colaboração dos amigos que também amam viajar. E a foto de abertura de "O Mundo por Brasileiros" é de autoria da italiana Diletta Mauri, uma amiga que conheci em Belfast, no Reino Unido (tema do próximo post do blog).

Se você pretende ir a Dublin, as prioridades são: passear pela Grafton Street, conhecer o maior número de pubs possíveis à noite, conhecer o Trinity College Dublin e o parque St Sthephens Green e a famosa estátua Molly Malone.

Pubs irlandeses. Escolha um e entre!

É nos pubs onde você encontra as mais variadas cervejas e aprende o modo de vida irlandesa: com muita cerveja. A cidade reservas inúmeras surpresas, principalmente na Grafton Street, uma das mais importantes ruas de Dublin e perto das atrações mais importantes da cidade. É na Grafton onde você terá contato com muitos artistas de rua. São os cantores que estão a representar, na vida real, as cenas do filme Once (http://www.youtube.com/watch?v=I6xIF92OUos). E aproveitei a viagem para criar um vídeo com os artistas de rua de Dublin. Você pode conferir o vídeo no fim deste post.


É na Gafton St. onde você poderá fazer um deslocamento diferente: ir de Eco! ou "little blue", como o batizei neste post. Recomendo um passeio de "little blue" quando você já tiver caminhado o dia todo. Assim poderá rever a cidade de uma forma diferente, enquanto descansa.

Artistas na Grafton Street.

Olhos bem atentos para os artistas da Grafton St. A rua integra uma diversidade cultural impressionante. Há espaço para todos, até mesmo quando os jovens usam máscaras para parecerem mais velhos.

Coloca uma moeda na lata!

Na correria do dia a dia, como muito bem ilustra a Grafton Street, todos param e percebem a criatividade dos artistas. 

Feira na Old City.

Quando se caminha pela Grafton, é bom também entrar por outras ruas e verificar o que cada local reserva.  Na parte velha da cidade, Old City, tinha uma feira de comidas típicas e artesanato.


Estátua Molly Malone.


Qual o cardápio de hoje? Se você entender...


Primeira edição do Songs on the Street. Enjoy it!