O terceiro dia de viagem terminou com a visita à Capital do Canadá, Ottawa, na segunda-feira. Depois de um breve passeio de ônibus, passando pelas embaixadas e de um rápido almoço no McDonald´s, fui pedalar com meus amigos. Éramos 10. A indicação foi das guias turísticas Marcela e Leane, da TNT.
O mais interessante é que a cidade tem estrutura para ciclistas. Lá, não se pedala nas calçadas, exclusivas para pedestres. A gente divide o espaço com os carros. O que seria acostamento nas estradas, são as ciclovias.
E pode-se fazer o passeio tranquilamente. Passamos por vários pontos turísticos da cidade, prédios históricos e locais que nos fazem lembrar outras cidades, como Londres...
... Oxford ou Cambridge
(não sei qual das duas, mas ainda postarei essas cidades no blog)
... e Paris
(fiz uma semelhança com o Rio Sena).
Quando se aluga uma bicicleta, recebe-se um mapa com todas as rotas e por onde a gente pode pedalar. Tudo é muito organizado. Perfeito. A gente começa pelo rio, depois vai para a rodovia, passa por museus, obras de arte...
...percorre o caminho de algumas embaixadas, para por algum momento pra fotografar e termina com a certeza de que soube aproveitar Ottawa.
De fato, foi um dos melhores passeios de bicicleta que já fiz. Foram duas horas pedalando sem parar por um preço de CAN$ 20, sendo CAN$ 18 pelas duas horas, e mais CAN$2 pelo Gatorade ao final da maratona.
Depois do passeio, não existe tempo para descansar. Conhecer os arredores de Ottawa, com o mercado e centro de "souvenirs" é a dica para aproveitar os minutos que restam, passando do lado de cafés e restaurantes.
Em Ottawa a gente encontra uma comida tradicional: o BevearTail.
É um tipo de massa e tem para todos os gostos. Como chocólatra de carteirinha, escolhi a massa com cobertura de nutela. A recomendação foi da minha professora de inglês da ILAC, Catherine.
Muito 10!
ResponderExcluirNunca fui ao Canadá, mas depois de ver toda essa felicidade aí de vcs, me deu vontade, viu meu povo!
Atualmente moro em Jacksonville,FL - nos EUA.
Não preciso dizer que adorei esses posts, por conta das ciclovias. Sonho de consumo de todo viajante, apreciador de belas paisagens.
ResponderExcluirAh, a busca de identidade dos locais é muito legal. Viajar, quer queiramos ou não, é observar as semelhanças. As veredas da vida nunca são as mesmas, mas também são tão iguais...como nós, humanos. Cada um com suas peculiaridades. Só quem chega perto tem o prazer de ver e sentir.
A parte de Londres foi devidamente apreciada.