7 de out. de 2009

Ottawa, a capital do Canadá


O terceiro dia de viagem terminou com a visita à Capital do Canadá, Ottawa, na segunda-feira. Depois de um breve passeio de ônibus, passando pelas embaixadas e de um rápido almoço no McDonald´s, fui pedalar com meus amigos. Éramos 10. A indicação foi das guias turísticas Marcela e Leane, da TNT.





O mais interessante é que a cidade tem estrutura para ciclistas. Lá, não se pedala nas calçadas, exclusivas para pedestres. A gente divide o espaço com os carros. O que seria acostamento nas estradas, são as ciclovias.






E pode-se fazer o passeio tranquilamente. Passamos por vários pontos turísticos da cidade, prédios históricos e locais que nos fazem lembrar outras cidades, como Londres...





... Oxford ou Cambridge
(não sei qual das duas, mas ainda postarei essas cidades no blog)





... e Paris
(fiz uma semelhança com o Rio Sena).





Quando se aluga uma bicicleta, recebe-se um mapa com todas as rotas e por onde a gente pode pedalar. Tudo é muito organizado. Perfeito. A gente começa pelo rio, depois vai para a rodovia, passa por museus, obras de arte...





...percorre o caminho de algumas embaixadas, para por algum momento pra fotografar e termina com a certeza de que soube aproveitar Ottawa.





De fato, foi um dos melhores passeios de bicicleta que já fiz. Foram duas horas pedalando sem parar por um preço de CAN$ 20, sendo CAN$ 18 pelas duas horas, e mais CAN$2 pelo Gatorade ao final da maratona.





Depois do passeio, não existe tempo para descansar. Conhecer os arredores de Ottawa, com o mercado e centro de "souvenirs" é a dica para aproveitar os minutos que restam, passando do lado de cafés e restaurantes.





Em Ottawa a gente encontra uma comida tradicional: o BevearTail.





É um tipo de massa e tem para todos os gostos. Como chocólatra de carteirinha, escolhi a massa com cobertura de nutela. A recomendação foi da minha professora de inglês da ILAC, Catherine.





2 comentários:

  1. Muito 10!
    Nunca fui ao Canadá, mas depois de ver toda essa felicidade aí de vcs, me deu vontade, viu meu povo!

    Atualmente moro em Jacksonville,FL - nos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Não preciso dizer que adorei esses posts, por conta das ciclovias. Sonho de consumo de todo viajante, apreciador de belas paisagens.
    Ah, a busca de identidade dos locais é muito legal. Viajar, quer queiramos ou não, é observar as semelhanças. As veredas da vida nunca são as mesmas, mas também são tão iguais...como nós, humanos. Cada um com suas peculiaridades. Só quem chega perto tem o prazer de ver e sentir.
    A parte de Londres foi devidamente apreciada.

    ResponderExcluir