30 de nov. de 2010

Quinta das Lágrimas ou "parque dos enamorados"

Domingo foi dia de passear e conhecer a cidade. O tour desta vez nos levou ao Jardim da Quinta das Lágrimas ou - para os "enamorados", parafraseando minha companheira de ap, Sonia - Fonte dos Amores & Fonte das Lágrimas. É neste local em que denunciam a história de amor de D. Pedro e Inês de Castro, para remeter ao século XIX.

Antes de chegar à entrada do jardim, Sonia lê o guia.
A fita vermelha na árvore indica o caminho certo a seguir

O Jardim ocupa uma área de 18,3 hectares e acumulam-se memórias desde o século XIV, tanto nos elementos construídos como nas árvores, nas lendas populares e na própria história.

Entrada do Jardim

Vista do lado de dentro do jardim

Esta é a fonte... faça seu pedido!

Eu fiz

A Sonia fez

E ainda somos pequenos diante da natureza

Sonia

Eu

O jardim nos convida para um passeio pelas suas trilhas. Nos acompanhe nessa mini-expedição!


SERVIÇO

Jardim das Lágrimas
Rua António Augusto Gonçalves - Santa Clara
(+351) 239 802 380
3041-901 Coimbra
www.quintadaslagrimas.pt

Pausa para café, claro

Entre idas e vindas à faculdade, sempre é bom parar e tomar aquele café com os amigos. Numa tarde de muito frio, fui ao Café do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) na companhia da Sonia e Amanda.
Ocupamos uma mesa na esplanada do terraço do café, bem próximo das folhas amareladas...

Amanda

Eu e o "galão", tradicional café com leite: 1€

Com Sonia: abraço "muito bom", "muito fixe", "muito giro"


SERVIÇO

TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE 

Praça da República
3000-343 Coimbra
(+351) 239 855 630       
www.tagv.info

25 de nov. de 2010

Rio Mondego

Domingo é dia de curtir a cidade. Curtir em outro aspecto: sair da sala de aula e aproveitar o que Coimbra tem para oferecer. E, foi num desses domingos que toda a turma foi conhecer o Parque Verde do Rio Mondego. Um local agradável para levar as crianças, brincar com os cachorros, comer castanha, passear com os amigos ou, simplesmente, eternizar os cenários por meio das fotografias.

Ideal para caminhar

Brincar - essa é a Bibi, do Rio Grande do Sul

Pular - coisa de criança

- Essa foto é muito bonita -

Bibi e Felipe, do Rio de Janeiro

Que urso!

Manifestação de estudante

No dia da greve geral em Portugal, ocorrida no último dia 24 de Novembro, os estudantes de Coimbra também fizeram o seu protesto. No entanto, com um objectivo diferente: eleição para a presidéncia da Associação Académica de Coimbra (AAC). Sem faixas, sem passeatas pelas ruas, os estudantes "eternizaram" sua revolta ao estampar, nas Escadas Monumentais, uma frase sobre a mercantilização do ensino superior. Uma certeza de que estudantes reivindicam as mesmas causas em qualquer lugar do mundo.


Ao descer as "Escadas Monumentais", tínhamos uma visão geral da frase...


E que, depois, estaria traduzida: "Por um ensino superior público, gratuito, democrático, de qualidade! Sem Bolonha! Sem propinas! Sem reajustes! Mais financiamento!"
A frase é da campanha da chapa A.

E os amigos...

A entrega dos prêmios aos filmes que participaram do festival "Caminhos do Cinema Português" foi muito emocionante. No post anterior, divulguei o filme "Um Funeral à Chuva", de Telmo Martins. E estava certo: além de ter gostado muito do filme, o mesmo longa conquistou três prêmios no festival: todos como "melhor filme", pelo júri imprensa, pelo júri do festival e, claro, pelo público. Na noite de premiação, Sonia e eu fomos assistir a cerimónia. E, claro, sentamos numa fileira à frente dos actores. De relance... uma prova disso!

Eu, Sonia (Espanha) e, na fileira detrás, os actores do filme.

23 de nov. de 2010

Estudar!

O trimestre na Universidade de Coimbra está chegando ao fim. Faltam apenas 3 semanas para a entrega do trabalho final. Amanda (SC) e eu passamos o dia inteiro na Biblioteca Norte Sul do CES - Centro de Estudos Sociais  - para iniciar e finalizar o artigo. Um dia é pouco. Então, resta-nos voltar lá e continuar a nossa "tarefa de casa". Veja uma parte do nosso dia.

22 de nov. de 2010

Nevoeiro

Hoje, Coimbra amanheceu assim, com muito nevoeiro... E ainda estamos em novembro e o inverno não chegou. Os portugueses dizem que será de muito mais frio.


21 de nov. de 2010

Filme. Película. Movie. Das Kino.

Estudar em outro país não significa, ao pé da letra, meter as caras nos livros e passar horas a estudar, estudar, estudar... Sair para bater um papo com os amigos nos cafés, ir ao parque, jardim botânico são dicas necessárias. E, quando a cidade sedia um festival de cinema, pra quê ficar em casa?

Coimbra sedia a XVII edição dos Caminhos do Cinema Português. Curtas, longas e entrevistas com os produtores acontecem diariamente - num período de 10 dias - no Teatro Académico Gil Vicente, o tradicional TAGV.

No primeiro dia em que fui ao festival, tive a sorte de assistir "Um Funeral à Chuva", de Telmo Martins. O ingresso, de apenas 2 Euros - isso porque sou estudante - me proporcionou, com a companheira de ap, Sonia, aprender ainda mais sobre o valor da amizade. Momento para lembrar de todos os meus amigos do Brasil. Vejam o "trailer" oficial do filme.


Somos roommates!

Passados nove dias de convivência no albergue e depois de conhecer muitos outros estudantes, tanto do Brasil quanto de outros países da Europa, é hora de mudar de "habitação" e conhecer os novos companheiros de quarto. Eu tive sorte. Naquela correria de procurar um ap, outro, e mais um aqui, outro acolá... acabamos por conhecer a cidade em poucos dias e, também, outros "desesperados" por um cantinho. Foi assim que conheci Sonia, da Espanha; e Felipe, do Rio de Janeiro.


Estávamos juntos no hostel. E agora dividimos um apartamento na Quinta da Maia, próximo ao famoso Lago dos Patos.

20 de nov. de 2010

Primeira hospedagem: hostel!

Cheguei em Coimbra na madrugada de terça-feira, 21 de setembro de 2010. Nesse mesmo dia começariam as minhas aulas. Como já era tarde, muito tarde, não pude levar as malas ao quarto do Grande Hostel Coimbra. Ficaram no térreo. Mas o térreo nem sempre está rente ao chão. Às vezes, temos muitos degraus pela frente. Escadas para chegar ao hostel, escadas para chegar ao quarto e eu - com a ajuda do Eulino, que vocês conhecerão em breve - subi 68kg. Aprendi que quanto menos roupa, melhor. Facilita no peso e, principalmente, no bolso. Ninguém merece pagar muito pelo excesso de bagagem.

Eu com a minha bagagem

Sala do hostel com acesso ao meu quarto 

O meu quarto

Sala do hostel, com Raquel, da Espanha e Felipe, do Rio de Janeiro 

Na sala a estudar 

 Na cozinha, com Glória, funcionário do hostel

Eu, Felipe, Eulino, da Guiné Bissau; e Carmen, da Espanha

Escadaria - parte 1 

 Escadaria - parte 2

13 de nov. de 2010

Roteiro da viagem ou... saga

Para os brasileiros que planejam deixar o País, uma dica valiosa é ter "paciência". O processo de seleção, seja para emprego ou estudo, não é simples. E mais difícil ainda é organizar todos os papéis para o visto, encerrar contas bancárias no Brasil, preparar as malas e finalmente, entrar no avião.
Mas... chegando lá, ou no meu caso, chegando em Portugal, todo tempo torna-se valioso diante da demanda de responsabilidades a serem cumpridas.

Nem sempre as pessoas imaginam como são os bastidores de uma viagem dessas. Então, lá vai um resumo da minha saga: Solicitei o visto no dia 11 de agosto e as aulas na faculdade estavam previstas para começar no dia 13 de setembro. Sou demitido do emprego no dia 31 de agosto e mudo de Fortaleza para Aquiraz, cidade onde vivi até os 23 anos com meus pais. Começo a organizar a mala com ajuda da minha tia e faço uma lista de tudo aquilo que não pode faltar.

Entre várias ligações para o consulado e remarcações de passagem aérea, recebo o passaporte na manhã do sábado, 18 de setembro. (As aulas foram remarcadas para o dia 21. "Deus é mais", pensei). Mas minha passagem estava marcada para o dia 27. Então, tive que ficar de plantão no aeroporto na noite de domingo para conseguir uma vaga no vôo na madrugada do dia 20.

Chego ao aeroporto no dia 19, à noite, e a TACV só começa a funcionar a partir das 23h. Deixo o aeroporto e retorno para a casa dos meus pais. Em Aquiraz, por telefone, consigo a vaga e volto novamente para o aeroporto, em Fortaleza. Desta vez, "de mala e cuia". Vale destacar que a mala teve 18kg a mais do que estava permitido pela companhia aérea. Resultado: R$ 120 de multa. Ufa!

No Aeroporto, na companhia do Eulino, cunhado da Emellin, minha colega de curso no mestrado, embarco rumo a Lisboa. Ops, conexão em Praia, no Cabo Verde.

O voo sai no horário previsto e chegamos em Praia depois de 3h20 sobrevoando o mar. É muita água!

Segundo meu colega blogueiro (Viajologia), os aeroportos não contam como destinos visitados. Então, por mais que estivesse em Praia, no Cabo Verde, não pude marcar esta cidade no mapa.

Depois de 4h de espera, seguimos viagem para Lisboa e o voo segue... Mais 3h40 e finalmente, terra lusitana.

Como de praxe: imigração, pegar bagagem e saio do saguão de desembarque. Primeira tarefa: comprar cartão telefônico e avisar aos meus pais que cheguei, a viagem foi boa e que a saudade me acompanha.

Eulino e eu seguimos para o balcão de informações para turistas e lá resolvemos pegar um autocarro (ônibus) para Coimbra. O último sairia às 22h30. Tínhamos tempo. Pegamos táxi e fomos para a estação. Lá, compramos a passagem por 13 Euros. Mais 2h30 de viagem até Coimbra. Parada para esticar as pernas e sentir o frio da cidade.

Seguimos viagem. Chegada na estação de Coimbra, táxi para o Grande Hostel Coimbra, enfrentamos uma escada de mais de 30 degraus, acomodação simples, nada de banho, apenas escovar os dentes e vou, finalmente, dormir às 2h. Já era madrugada de terça-feira e minhas aulas começariam neste dia.

9 de nov. de 2010

Que venham Portugal e seus vizinhos!

Depois de um tempo "fora do ar", o blog "O Mundo por Brasileiros" retoma sua temporada de explorações. Agora, pelos países do "velho continente". Após as dicas e relatos sobre a minha experiência no Canadá, em junho de 2009, o blog vai mais longe e você nos acompanha nesta viagem, a cruzar o oceano e desembarcar em Coimbra, a cidade universitária de Portugal.

Vista da cidade de Coimbra. Minha nova morada.


A oportunidade desta viagem surgiu com a inscrição para o Mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra (UC). Então, além de explorarmos Coimbra, você vai saber a rotina de uma das cidades da Europa que mais recebe estudantes estrangeiros, seja para graduação sanduiche, bolsa Erasmus, mestrado ou Doutoramento.
...
Serão dois anos de muitas histórias. Muitas fotos. Muita saudade da família, dos amigos e de lembranças que ficarão marcadas para sempre na vida dos estudantes brasileiros e daqueles brasucas que ainda estão a desbravar este mundo cheio de conhecimento e boas lições de vida.
...
Aproveite a nossa temporada!
Viva também esta experiência.
A todos, uma ótima viagem!

Maurício Vieira