O frio não pode ser motivo que nos impeça de sair de casa. Nem mesmo quando vem acompanhado pela chuva. E é neste cenário que muitos dos passeios tornam-se emocionantes. Na última quarta-feira, 1º de Dezembro, foi feriado em Portugal. É neste dia em que celebra-se a Restauração da Independência (1640), quando o trono foi devolvido à Casa de Bragança, depois de 60 anos de domínio filipino.
Neste dia, o Mosteiro de Santa Clara - a - Velha estava com entradas gratuitas até às 14h. Amanda e eu chegamos 2 minutos depois e, mesmo assim, conseguimos os ingressos. Uma sorte!
O mosteiro foi fundado em 1283 pela Abadessa D. Mor Dias e entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento e mandou construir uma nova igreja, em estilo gótico, que foi consagrada em 1330. Hoje, em ruínas.
Em direção ao mosteiro
O lugar onde o convento foi construído revelou-se uma má escolha, devido às inundações provocadas pelo Rio Mondego. O velho convento foi abandonado em 1677 e as freiras mudaram-se para um novo edifício, construído num lugar mais elevado.
3: entrada principal; 4 e 5: capela; 8: "corredor dos túmulos"
Entrada principal
O interior do antigo mosteiro
Coro, no interior
Batizei de "o corredor de túmulos"
Amanda e eu
SERVIÇO:
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
(+351) 239 801 160
Rua das Parreiras – Santa Clara - 3040-266 Coimbra
http://santaclaraavelha.drcc.pt
Horários
Maio a Setembro: 10h-19h
Outubro a Abril: 10h-17h (entradas até 45 min. antes da hora de encerramento)
Encerra 2ª, 1 Janeiro, 1 Maio e 25 Dezembro
Tarifas
Bilhete normal – € 5
Estudantes/ 3ª Idade – € 2,50
Até 10 anos / Domingos e feriados até às 14h- gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário